O audiovisual já é uma realidade

10 de fevereiro de 2016

Já é possível perceber a intensa disputa por audiência entre o Facebook e o Youtube em relação ao conteúdo audiovisual. Isso porque a rede social de Mark Zuckerberg resolveu de ser de uma vez por todas o principal site de reprodução de vídeos online do mundo, ou seja, o destaque agora com certeza é o conteúdo audiovisual na internet. É claro que as marcas devem comemorar essa “briga”, afinal, ganhamos mais um canal para expor os nossos nomes e apresentar o que temos de melhor a oferecer.

Uma pesquisa realizada pela Cisco Systems aponta que, até 2019, 80% do tráfego online será de vídeos digitais (em 2014 foram cerca de 67%).  As marcas precisam se adequar a esta nova realidade, adaptando as suas campanhas para uma nova cultura digital, o que vai possibilitar maior alcance de seus conteúdos.

Nós já podemos enxergar esta tendência nos dias de hoje. De acordo com relatório divulgado pela Unruly, 18% dos usuários compartilham vídeos em redes sociais mais de uma vez por semana. Este dado revela a mudança de comportamento de quem faz as redes sociais acontecerem – esses mesmos compartilhamentos representam 80% de todo conteúdo audiovisual compartilhado nas redes.

Apesar de tudo, é preciso tomar cuidado ao entrar de cabeça nesta nova tendência. O produto audiovisual deve ser bem produzido para não passar ao seu público um conteúdo amador. Um vídeo bem produzido, com qualidade no conteúdo e que provoque uma reflexão ao receptor tende a gerar mais engajamento à sua postagem. Segundo pesquisa da Online Publishers Association, 80% dos usuários de internet recordam ter assistido a algum vídeo online nos últimos 30 dias. Desses, 46% tiveram alguma reação ao conteúdo de alguma forma: 26% procuraram por mais informações a respeito do assunto do vídeo; 22% visitaram o site citado no vídeo e 12% compraram o produto anunciado no vídeo.

Estes dados acima explicam de fato o porquê do Facebook e do Youtube oferecerem aos seus usuários a melhor ferramenta audiovisual do mundo. Agora é a nossa vez de fazer o conteúdo audiovisual acontecer e aproveitarmos esta tendência para transformar nossas marcas. Nós da Activa estamos dispostos a ajudar você a atingir o seu público com estratégia, planejamento e resultados.

Fonte: Vivo – Destinos e Negócios, Comunique-se e Modular Estúdios