Existe um segredo para o conteúdo se tornar viral?

18 de janeiro de 2016

Com certeza você se lembra de algum vídeo, foto ou outro conteúdo que caiu na graça das pessoas e foi compartilhado por milhões de internautas. Praticamente todo mês aparece um conteúdo que consegue atrair a atenção das pessoas e em um piscar de olhos vira uma verdadeira febre, seja algo que emocione ou até mesmoos que são engraçados. Esse processo se chama viralização e o termo é relacionado a doença mesmo, pois as pessoas compartilham o conteúdo quase que inconscientemente, criando uma “epidemia” de internautas falando sobre o mesmo assunto.

Muitas marcas enxergam o conteúdo viral como a menina dos olhos para suas campanhas, porém nem todas elas alcançam esse objetivo. Mas será que existe uma fórmula certa para a viralização?

Não existe uma resposta contundente para a pergunta acima, mas podemos afirmar que algumas ações e conceitos podem ajudar um conteúdo a viralizar. Nos EUA, mais precisamente na Universidade do Texas, foi realizada uma pesquisa com 256 pessoas que chegou às seguintes conclusões: A maioria dos entrevistados afirmaram preferir compartilhar conteúdos que gerem risadas a outros que despertem aflições. Mesmo sem as risadas, vídeos que despertem emoções intensas podem ganhar muitos compartilhamentos também, desde que “a tristeza não seja o fim da história”. ou seja, é mais provável que a felicidade e a superação convençam os espectadores de que aqueles conteúdos devam ser levados para outros públicos.

Outro estudo, desta vez da Universidade da Pensilvânia, afirma que as pessoas fazem das redes sociais uma tarefa árdua, que envolve a construção de uma persona digital e, por isso, todos gostam de compartilhar seu pensamento, o que descobriu ou o que quer descobrir com os amigos para transmitir seu posicionamento.

Existem diversos estudos dando um direcionamento para que o seu conteúdo se torne viral e atinja o maior número de pessoas, mas ainda não existe uma fórmula certa para que a viralização aconteça. O que podemos afirmar é que o importante passo para que seu conteúdo se torne viral é que ele tenha pelo menos uma destas características: Apelo emocional, histórias positivas e/ou inspiradoras, conteúdos engraçados e espontaneidade.

Mas isto é impossível fazer sem estratégia e planejamento e, neste caso, a Activa pode te ajudar. Entre em contato conosco e vamos planejar sua campanha de forma assertiva e eficaz. Nosso maior desafio é aproximar marcas de pessoas!