Engajamento: o real objetivo nas mídias sociais

15 de fevereiro de 2016

É quase impossível uma empresa – independentemente do seu tamanho– não ter uma atuação sólida nas mídias sociais. Hoje em dia, entrar em contato com um fornecedor ou uma marca pelos seus serviços sem dar uma olhada em sua página do Facebook, por exemplo, é uma situação pouco provável.

 

Mas só marcar presença nas mídias não basta mais, é necessário ter engajamento. O principal objetivo não é necessariamente alcançar o maior número possível de seguidores, gerar conteúdo está muito mais relacionado a métricas qualitativas do que quantitativas. Devemos transformar seguidores em audiência engajada, ou seja, fazer com que se envolvam com as suas publicações, comentando, compartilhando e curtindo seus posts.

 

Engajamento é incentivar uma atitude em relação à mensagem que você está passando, provocar a interação com o seu público de alguma forma ao curtir, compartilhar ou comentar a mensagem e não apenas visualizar os posts. Quanto maior o engajamento, maior a possibilidade de disseminação da marca e maior o seu poder de influência sobre seus curtidores.

 

Existem diversas fórmulas para medir o engajamento da sua página, mas a principal delas, inclusive no Facebook, é a seguinte: (Curtidas + Compartilhamentos +Comentários) / Número total de Fãs x 100. A partir daí você encontra o resultado do engajamento da sua página.

 

É importante ressaltar que mídias sociais é um trabalho sério e uma ferramenta em potencial de relacionamento com seus clientes. É necessário ter planejamento e estratégia de acordo com o objetivo que você quer alcançar e a Activa está disposta a ajudar sua empresa a alcançar o resultado ideal nas redes sociais. Entre em contato conosco e planeje suas mídias com a gente.