As hashtags e suas particularidades

27 de janeiro de 2016

Antes chamada apenas por “jogo da velha”, hoje este símbolo “#” pode trazer resultados surpreendentes se soubermos usá-lo da forma correta. Com a criação do Twitter, a hashtag passou a ser uma ferramenta poderosa para ajudar a envolver o seu público, aumentar o reconhecimento de uma determinada marca e, principalmente, aumentar o alcance de seus posts.

As hashtags aparecem como links clicáveis quando usadas em mensagens, bastando clicar sobre elas para ver todos os resultados relevantes. ou seja, ela faz com que o conteúdo do seu post possa ser alcançado por todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que eles não sejam seus seguidores ou fãs. Por exemplo, se você é fã da Activa e quer encontrar mais conteúdos que mencionam a Activa, basta procurar por “#Activa″ no Twitter ou Instagram que essas redes sociais irão mostrar os posts e fotos de todos os usuários que usaram o termo em suas mensagens.

Veja a seguir algumas dicas de como usar a hashtag e torná-la ainda mais eficaz:

Acento na hashtag – Não há necessidade de acentuar as hashtags. Ao usar acento em uma palavra, a rede social pode não gerar o hiperlink.

Quantidade – A hashtag é uma ótima ferramenta para alcance de conteúdo, porém use-a com moderação. Por exemplo, o Instagram permite a utilização de 30 hashtags por post, mas acredite, tem gente que consegue utilizar as 30 e ainda fica #chateada por não poder usar mais.

Hashtag de acordo com o post – Alguns “espertinhos” utilizam a hashtag que está bombando no momento para alavancar o alcance do seu post, mas muitas vezes não tem nada a ver com o conteúdo que ele posta.

Esse tipo de ação só serve para você afastar ainda mais seus possíveis seguidores. Utilize hashtags que tenham a ver com o seu conteúdo, assim eles ficam mais assertivos e eficazes.

Hora de usar Hashtag própria – As hashtags próprias são ótimas ferramentas para você promover seu evento ou negócio. Convoque os usuários a utilizarem sua hashtag para promover um feed de imagens em tempo real ou até mesmo para participar de sorteios. Um exemplo real é a Campus Party que está usando a #CPBR9 para promover a nona edição do evento.

É importante lembrar que cada rede social tem sua particularidade, então nem sempre uma hashtag que esteja no Trending Topics do Twitter vai dar resultado no Instagram. Quando for usar as hashtags, pesquise antes. Veja o que está sendo mais falado em cada uma das redes que for postar e verifique o que pode gerar mais visualizações.