Apresentação criativa e eficaz é a alma do negócio

23 de dezembro de 2015

Levando em conta a velha máxima do “a primeira impressão é a que fica”, hoje vamos falar sobre o conteúdo de apresentações. É claro que cada caso é um caso. Existem apresentações que devem ser planejadas pensando na limitação de tempo que você tem, outros devem ser desenvolvidos pensando na mensagem que você quer deixa ao receptor, entre outros cenários.

Leve sempre em consideração que toda apresentação deve ser direcionada a objetivos. O primeiro deles é que o seu público entenda o que você está falando – independente do seu foco. Por tanto, procure inserir conteúdos de relevância e com a linguagem que os receptores estão acostumados a dialogar. Utilizar nomenclaturas do seu dia a dia ou termos muito técnicos pode ser um problema se o público da apresentação não participa do seu círculo. Seja claro.

Feito isso, tente entender o que seu público busca com a sua apresentação. Se o cliente marcou em sua agenda a data da apresentação, anotou o seu nome, marcou o endereço, colocou no Waze, pegou trânsito, pagou estacionamento para chegar até o local marcado, o mínimo que ele espera é que a sua apresentação atinja as expectativas. Use como base a sua última apresentação, busque as dúvidas que foram levantadas em outras situações e as responda em uma próxima. As dúvidas aparecem quando há interesse no conteúdo, porém dúvidas simples podem ser minimizadas por um conteúdo mais elaborado.

Por fim, lembre-se que o visual da apresentação conta bastante. Muitas vezes o conteúdo está bom, mas a ilustração pode confrontar com a informação textual. A possibilidade de contar com um profissional especializado é que possa colaborar no lado criativo da sua apresentação é super importante.

Nós da Activa Design temos expertise em desenvolver apresentações criativas e impactantes, focadas especialmente para o seu público. Entre em contato e conte com a gente para enriquecer o seu conteúdo.